sábado, 16 de dezembro de 2017

Diversidade & Estudos de Gênero - Jornal O Globo de 16.12.2017





No Jornal O Globo de hoje, 16.12.2017, no Segundo Caderno, página 5, foi publicada a matéria Patrulha da Moral. Nela, o Prof e Pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, Dr Eder Fernandes Monica fala sobre os Estudos de Gênero e sua evolução no âmbito do Ensino Superior. Relata experiências pessoais vividas junto à UFF.


Em linhas gerais, destaca a complexa conjuntura que é conciliar a liberdade de cátedra & as ameaças sofridas por grupos conservadores e fundamentalistas. Concluindo,  nosso querido e respeitadíssimo Prof. Dr. Eder Fernandes Monica, segue também num trabalho de militância em prol da Diversidade, luta esta que não deve ser só dele, mas de toda a sociedade global. Afinal, discursos contrários à Diversidade, em realidade, contrariam a natureza humana, contribuindo para a exclusão social e configurando discursos de ódio.


Em suma, o Docente Eder que esteve à frente da Chefia do Departamento de Direito Privado período (2016-2017), que já brilhava no antes e brilhou no durante, não resta dúvida que, também agora, findo o mandato, continuará a brilhar no depois...


Pela Diversidade, qualquer que seja ela, entendendo ser esta ínsita à Condição Humana, felicito o meu Vice, na Chefia do Departamento de Direito Privado UFF, no mandato (2018-2019), por seu mérito e pela sua resistência.


Eder, meu caro, você é simplesmente o máximo !!!


Célia Barbosa Abreu.

Professora Adjunta IV de Direito Civil UFF
Chefe do Departamento de Direito Privado (2018-2019) UFF
Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito Constitucional PPGDC/UFF
Docente Permanente do Programa de Doutorado em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF